quinta-feira, 11 de setembro de 2014

"RICARDO ABRAMOVAY: O QUE É A VIDA?" [Antônio Abujamra - Provocações]




Programa 673 da TV Cultura de São Paulo, com o professor de economia Ricardo Abramovay - exibido em 09/09/2014

Ricardo Abramovay, sociólogo, é professor titular do Departamento de Economia da FEA e do Instituto de Relações Internacionais da USP. Entrevista feita pelo genial Antônio Abujamra!
Neste mundo em que vivemos, repleto de contradições, é gratificante encontrar pessoas que se diferenciam, justamente, pela sua lucidez e inteligência. O encontro de Abujamra com Abramovay é um acontecimento memorável, digno de reflexões profundas quanto à condução de nossas vidas.
Mas também é uma reflexão a respeito dessa sociedade construída pelo Capitalismo consumista, que ignora noções de Bem-Estar Social e Ética. Curiosamente, o Capitalismo foi construído, ou melhor, concebido, sob o pretexto de criar uma sociedade em que o bem-estar seria um estado permanente do ser, e que ficou conhecido pela expressão "Welfare State", cunhada por John Maynard Keynes, falecido em 21 de abril de 1946, ao final da Segunda Guerra Mundial.
No entanto, quão distante estão as sociedades contemporâneas desse ideal keynesiano! Vivemos em um mundo individualista em que prevalecem as relações de interesse, onde a Ética é desprezada por quem comanda as nações, e os indivíduos não conhecem a paz e a harmonia, requisitos necessários para que haja Bem Estar Social. Estamos destruindo o planeta, e todos se comportam como se não existisse o "amanhã". E, de fato, não existirá, caso o sistema de produção capitalista continue dominando os processos de enriquecimento das nações.
Neste momento da vida nacional, vale a pena refletir sobre essas questões: Ética, Movimentos Sociais, Economia Sustentável, Justiça Social, Honestidade, Virtude, Solidariedade...

AFINAL, O QUE É A VIDA?

Nenhum comentário: