quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Marina Silva e Heloísa Helena: Rede Sustentabilidade

Conheça as inovações da #rede


A #rede nasceu para defender a sustentabilidade e transformar o sistema político brasileiro. Seu estatuto favorece a transparência, a diversidade de pensamento e os processos democráticos internos. Conheça as inovações que distinguem a #rede de todos os outros partidos hoje existentes.

Cláusula antiesclerose – No prazo de dez anos após o registro na Justiça Eleitoral, será realizada uma consulta a todos os filiados e integrantes da #rede a respeito da continuidade da existência do partido.

Mais democracia  – A consulta direta, por meio de plebiscito ou referendo, será o instrumento principal de governança da #rede.

Controle externo – A #rede estará sempre ao lado dos núcleos vivos da sociedade. Para isso, receberá críticas e sugestões do Conselho Político Cidadão Nacional, que será composto por militantes de movimentos sociais, representantes de povos indígenas, cientistas e integrantes de instituições de pesquisa.

Renovação – Os parlamentares da #rede poderão ser reeleitos apenas uma vez para o mesmo cargo.  Por meio de plebiscito interno poderão ser abertas exceções a essa regra.

Movimentos sociais – Até 30% do total de vagas nas eleições proporcionais serão oferecidas para candidaturas independentes de cidadãos não filiados à #rede, que representam movimentos e causas relevantes para a sociedade.

Muitos doando pouco – O mandato não é do doador, mas do povo. Será estabelecido um teto para doações de pessoas físicas e jurídicas. Não serão aceitas doações de fabricantes de bebidas alcoólicas, armas, cigarro e agrotóxicos.

Transparência - Todos os gastos e todas as doações serão divulgados na internet em tempo real, para o acompanhamento do eleitor.

Ouvidoria cidadã – Serão criadas ouvidorias para manter a #rede sintonizada com as aspirações dos filiados e dos setores sociais que pretende representar. Sempre que necessário, as ouvidorias farão audiências públicas sobre o projeto político da #rede.

Cláusulas Pétreas – Não podem ser alterado, nem pelos dirigentes nem por plebiscito, o respeito: à pluralidade política, à justiça social, ao meio ambiente, às minorias, à função social da terra, à solidariedade, à tolerância religiosa, à transparência na gestão pública, ao interesse público e ao bem comum.

Nenhum comentário: