quinta-feira, 22 de julho de 2010

Safári no Século XXI - Local: BRASIL, Mato Grosso, Pantanal

Pois é... tinha que ser na capital da soja e do agronegócio, terra de Blairo Maggi e dos ruralistas mais raivosos! Região das mais devastadas por queimadas e grilagem de terras! A Polícia Federal descobriu uma quadrilha que leva brasileiros e estrangeiros para caçar ONÇA PINTADA, animal em extinção, em pleno Pantanal Matogrossense, em propriedades privadas de grandes fazendeiros pecuaristas!


Inacreditável, não é mesmo?

Nem tanto, se considerarmos a apatia do povo brasileiro a essas notícias! É como se a ninguém importasse se nossa fauna se extinguisse amanhã! Sim, pois nosso mais representativo espécime é a onça pintada, maior felino das Américas! E mesmo assim, muita gente se utilizou desses "serviços" de safári sem que ninguém os denunciasse...

Até quando vamos fingir que o problema não é nosso? Até quando vamos nos curvar ao poder dos ruralistas, deixando que nossos espaços naturais sejam arrasados e nossa fauna se contraia em pequenos "oásis" residuais, eliminando centenas de espécimes a cada ano?

A punição para quem extingue um espécime da fauna mundial, no Brasil, é de míseros um ano a um anoe meio de reclusão! Se for réu primário, nem conhecerá as dependências de uma cadeia... se for ruralista, nem será julgado, pois o tráfico de influências que exercem os tem mantido à distância das salas de júri.

Essa  é mais uma evidência do descaso das autoridades e da perda de identidade de um povo... não conseguimos perceber o valor desses tesouros naturais... que pena...

Enquanto isso, em nossos vizinhos do Norte...


©2006 Publications International

Parque Nacional Yellowstone 
PO Box 168
Yellowstone National Park, WY 82190-0168
00xx1-307-344-7381
www.nps.gov/yell

Formado em 1872 como a primeira área designada oficialmente como parque nacional, Yellowstone vem desde então inspirando a criação de dezenas parques nacionais em todo o mundo. Localizado na ponta noroeste do Estado do Wyoming, o parque é um paraíso natural e uma maravilha geológica. Para realmente desfrutar de uma visita ao parque, o visitante deve apanhar sua mochila e apetrechos de acampamento e mergulhar na natureza. A fauna é abundante, e os 1,8 mil quilômetro de trilhas agradam a qualquer visitante.

Yellowstone Castle-Geyser.jpg
Geiser no Parque Nacional de Yelowstone, USA
O Parque Nacional do Itatiaia é o mais antigo parque nacional do Brasil, fundado em 14 de junho de 1937, pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto Federal nº 1713, com uma área atual de 30.000 hectares (300 km2). O parque possui montanhas com quase 3.000 metros de altitude e mantém uma fauna e flora bastante diversificada devido à altitude e ao clima variado. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O nome Itatiaia é de origem tupi e significa "penhasco cheio de pontas".

Nenhum comentário: